Com cerca de 600 edificações tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Laguna é uma das principais atrações turísticas de Santa Catarina. Fundada em 1676, a cidade é quase um museu a céu aberto, com casario colonial que faz o visitante viajar no tempo. Foi também em Laguna que nasceu uma das mais importantes personagens da História do Brasil: Anita Garibaldi, cuja trajetória de luta ao lado do italiano Giuseppe Garibaldi está muito bem contada nos museus da cidade. O município também abriga outra construção histórica, o Farol de Santa Marta (1891), o maior em alcance visual da América do Sul. As atrações naturais também encantam, tanto na região do farol quanto nas praias centrais de Laguna, frequentadas por surfistas e pescadores. No verão, a cidade é tomada por turistas, especialmente no carnaval – considerado um dos mais animados do Sul do país.

ECOTURISMO E ESPORTES DE AVENTURA
Surfe

Praias do Mar Grosso, do Gi, da Tereza, do Manelone, de Itapirubá, do Ravena, do Gravatá e do Tamborete
Os principais picos de surfe de Laguna. A do Gi e do Mar Grosso ficam no Norte, enquanto as demais estão localizadas ao Sul, com acesso por balsa.

Praias do Cardoso, do Farol (Prainha), do Camacho e da Cigana
As mais procuradas pelos surfistas que frequentam o Farol de Santa Marta, localizado a 14 km do Centro de Laguna.

Pesca

Praias do Norte
A do Mar Grosso é a mais movimentada. Tem molhes que avançam por 1 km mar adentro (pontos ideais para pesca e surfe) e também é procurada para esportes na areia. A Praia do Gi é conhecida pela emblemática formação rochosa da Pedra do Frade e pelas boas ondas nos picos do Cavalinho e da Baleia.

Observação de Baleias

Casa Verde / Experiências Observação de Baleias Francas e Turismo Ferroviário, Passeios Culturais, Ecológicos e Aventuras. Reservas de hospedagem. Realização de eventos corporativos e seminários técnicos. Imbituba / Garopaba / Laguna – Contatos: (48) 3355-3030 – (48) 9144-1531 (Jeser Batista) – contato@casaverde.tur.br – www.casaverde.tur.br

Produtos

Encontre o principal produto de Laguna, o camarão-laguna, nas peixarias de Cabeçudas (praia da Lagoa de Santo Antônio) ou no Mercado Público Municipal.

Celebrações Religiosas

Festa de Santo Antônio
As celebrações ao padroeiro da cidade incluem uma procissão da Igreja Nossa Senhora Auxiliadora (bairro Progresso) até a Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos (Centro). Há show de fogos. Em junho.

Eventos Culturais

A República em Laguna
Espetáculo que conta história da proclamação da República Juliana (ou República Catarinense), extensão da Revolução Farroupilha, quando da chegada de Giuseppe Garibaldi em 1839. O revolucionário italiano depois se apaixonou pela jovem lagunense Ana Maria de Jesus Ribeiro, a heroína Anita Garibaldi. Este grande evento conta com a participação de cerca de 500 atores e tem apresentações entre julho e agosto, comemorando o aniversário da cidade.

Festas Nacionais

Carnaval
A festa popular tem quase um século de tradição na cidade. A programação inclui desfiles de escolas de samba, blocos de rua, bloco de sujos e bailes nos clubes da cidade. Destaque para o Bloco da Pracinha, que reúne mais de 100 mil foliões e para o Carnaval da Praia do Mar Grosso.

Motolaguna

Considerado um dos maiores encontros de motos do Brasil, acontece a 18 anos e reúne milhares de participantes.

HISTÓRIA E CULTURA – Patrimônio Histórico Açoriano

Centro Histórico
Concentra cerca de 600 edificações tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que podem ser observadas num passeio a pé pela cidade.

Casa Pinto d’Ulysséa
Abriga a sede da Fundação Lagunense de Cultura e a loja de artesanato Nossa Terra. A edificação de 1866 é inspirada numa quinta portuguesa e tem a fachada revestida de azulejos. Diariamente, 8h às 19h.
Rua Prof.ª Júlia Nascimento, s/n, Centro.
Fone: (48) 3646-2542 – Fundação Lagunense de Cultura.

Fonte da Carioca
A obra de 1836 é revestida de mármore e tem adornos coloniais. Os visitantes tem a tradição de provar a água da fonte para garantir o retorno à Laguna. Praça Lauro Muller, ao lado da Casa Pinto d’Ulysséa, Centro Histórico.

Farol de Santa Marta
Construído por franceses em 1891, é o maior farol em alcance visual da América do Sul (92 km). Ainda em atividade, mantém alguns equipamentos originais, mas é fechado ao público. Localizado no Cabo de Santa Marta (acessível apenas por balsa), é cercado pelas praias do Farol (Prainha), do Camacho, da Cigana e do Cardoso. Esta última muito famosa entre os surfistas da região. Situado a 14 km do centro de Laguna.

 

Museus, Casas de Cultura, Memoriais e Monumentos

Casa de Anita
Edificação de 1911, onde a jovem Ana Maria de Jesus Ribeiro vestiu-se para o primeiro casamento, quando se tornou a senhora Anita Garibaldi. Preserva móveis e utensílios antigos, amostra de terra da sepultura italiana da heroína (em Ravena) e o mastro do navio no qual Anita deixou Laguna, em 1839. Diariamente, 9h às 17h.
Rua Jerônimo Coelho, s/n, em frente a Praça Vidal Ramos, Centro.
Fone: (48) 3646-2542 – Fundação Lagunense de Cultura.

Marco de Tordesilhas
Monumento que rememora o Tratado de Tordesilhas (1494), dividindo entre Portugal e Espanha as terras descobertas e a descobrir, desde o Norte do Pará até Laguna.
Av. Eng. Colombo Machado Salles, próximo à rodoviária, Centro.

Museu Anita Garibaldi
A edificação de 1747 (construída para abrigar a Cadeia Pública e a Câmara Legislativa) foi o palco da proclamação da República Juliana, em 1839, quando os lagunenses aliaram-se à Revolução Farroupilha. A arquitetura e o mobiliário da época continuam preservados. Diariamente, 9h30 às 17h30.
Praça da República Juliana, s/n, Centro.
Fone: (48) 3646-2542 – Fundação Lagunense de Cultura

Igrejas

Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos da Laguna
Destaques para a imagem do santo padroeiro esculpida em cedro, para o altar em estilo barroco e para a tela da Imaculada Conceição pintada pelo artista catarinense Victor Meirelles. A igreja foi erguida no mesmo local da primeira capela do povoado, também consagrada ao padroeiro.
Praça Vidal Ramos, 26, Centro.

Fone: (48) 3644-2214.

TURISMO RELIGIOSO

Morro da Glória
O Centro Histórico, os bairros, as praias e lagoas que cercam a cidade podem ser avistados a partir do mirante, a 126 m de altura. O local também recebe peregrinos para contemplar a imagem de Nossa Senhora da Glória, no topo do morro.

PRAIA E NATUREZA

Praias do Norte
A do Mar Grosso é a mais movimentada, com hotéis e restaurantes variados. Tem molhes que avançam por 1 km mar adentro (pontos ideais para pesca e surfe) e também é procurada para esportes na areia. A Praia do Gi é conhecida pela emblemática formação rochosa da Pedra do Frade e pelas boas ondas nos picos do Cavalinho e da Baleia.

Praias do Sul
O acesso por balsa (a partir dos Molhes da Barra) torna as praias do Sul bem menos movimentadas. Pousadas e restaurantes podem ser encontrados nas praias da Galheta, do Ipuã (Ilhota) e da Tereza. Nesta última há também bons pontos para o surfe, assim como nas praias do Manelone, do Gravatá e do Tamborete.

Outras praias
A pesca artesanal do camarão pode ser acompanhada na Praia Lacustre de Cabeçudas (próxima ao trevo de acesso a Laguna). Já a Praia de Itapirubá, que o município divide com Imbituba, possui boa oferta de hotéis, pousadas e restaurantes.

Farol de Santa Marta
Construído por franceses em 1891, é o maior farol em alcance visual da América do Sul (92 km). Ainda em atividade, mantém alguns equipamentos originais, mas é fechado ao público. Localizado no Cabo de Santa Marta (acessível apenas por balsa), é cercado pelas praias do Farol (Prainha), do Camacho, da Cigana e do Cardoso. Esta última muito famosa entre os surfistas da região. Situado a 14 km do centro de Laguna.

Passeios de barco
As belas paisagens das lagoas de Santo Antônio e de Imaruí podem ser apreciadas em passeios de escuna ou veleiros. As horas mais recomendadas são o pôr do sol e à noite, quando as luzes usadas na pesca do camarão se acendem sobre o espelho d’água. Passeios mais longos, seguindo os golfinhos em mar aberto, podem ser realizados de acordo com as condições do mar.

Morro da Glória
O Centro Histórico, os bairros, as praias e lagoas que cercam a cidade podem ser avistados a partir do mirante, a 126 m de altura. O local também recebe peregrinos para contemplar a imagem de Nossa Senhora da Glória, no topo do morro.