Laguna, Santa Catarina

Laguna,
Santa Catarina

Laguna é uma das principais atrações turísticas de Santa Catarina. Fundada em 1676, a cidade é quase um museu a céu aberto, com casario colonial que faz o visitante viajar no tempo. Foi também em Laguna que nasceu uma das mais importantes personagens da História do Brasil: Anita Garibaldi, cuja trajetória de luta ao lado do italiano Giuseppe Garibaldi está muito bem contada nos museus da cidade. O município também abriga outra construção histórica, o Farol de Santa Marta (1891), o maior em alcance visual da América do Sul. As atrações naturais também encantam, tanto na região do farol quanto nas praias centrais de Laguna, frequentadas por surfistas e pescadores. No verão, a cidade é tomada por turistas, especialmente no carnaval – considerado um dos mais animados do Sul do país.

Centro Histórico

Concentra cerca de 600 edificações tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que podem ser observadas num passeio a pé pela cidade. Casa Pinto d’Ulysséa Abriga a sede da Fundação Lagunense de Cultura e a loja de artesanato Nossa Terra. A edificação de 1866 é inspirada numa quinta portuguesa e tem a fachada revestida de azulejos. Diariamente, 8h às 19h. Rua Prof.ª Júlia Nascimento, s/n, Centro. Fone: (48) 3646-2542 – Fundação Lagunense de Cultura. Fonte da Carioca A obra de 1836 é revestida de mármore e tem adornos coloniais. Os visitantes tem a tradição de provar a água da fonte para garantir o retorno à Laguna. Praça Lauro Muller, ao lado da Casa Pinto d’Ulysséa, Centro Histórico.

Ecoturismo e Esportes de Aventura

Surfe Praias do Mar Grosso, do Gi, da Tereza, do Manelone, de Itapirubá, do Ravena, do Gravatá e do Tamborete Os principais picos de surfe de Laguna. A do Gi e do Mar Grosso ficam no Norte, enquanto as demais estão localizadas ao Sul, com acesso por balsa. Praias do Cardoso, do Farol (Prainha), do Camacho e da Cigana As mais procuradas pelos surfistas que frequentam o Farol de Santa Marta, localizado a 14 km do Centro de Laguna. Pesca Praias do Norte A do Mar Grosso é a mais movimentada. Tem molhes que avançam por 1 km mar adentro (pontos ideais para pesca e surfe) e também é procurada para esportes na areia. A Praia do Gi é conhecida pela emblemática formação rochosa da Pedra do Frade e pelas boas ondas nos picos do Cavalinho e da Baleia. Observação de Baleias Casa Verde / Experiências Observação de Baleias Francas e Turismo Ferroviário, Passeios Culturais, Ecológicos e Aventuras. Reservas de hospedagem. Realização de eventos corporativos e seminários técnicos. Imbituba / Garopaba / Laguna – Contatos: (48) 3355-3030 – (48) 9144-1531 (Jeser Batista) – contato@casaverde.tur.br – www.casaverde.tur.br

Celebrações Religiosas

Festa de Santo Antônio As celebrações ao padroeiro da cidade incluem uma procissão da Igreja Nossa Senhora Auxiliadora (bairro Progresso) até a Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos (Centro). Há show de fogos. Em junho.

Eventos Culturais

A República em Laguna Espetáculo que conta história da proclamação da República Juliana (ou República Catarinense), extensão da Revolução Farroupilha, quando da chegada de Giuseppe Garibaldi em 1839. O revolucionário italiano depois se apaixonou pela jovem lagunense Ana Maria de Jesus Ribeiro, a heroína Anita Garibaldi. Este grande evento conta com a participação de cerca de 500 atores e tem apresentações entre julho e agosto, comemorando o aniversário da cidade.

Festas Nacionais

Carnaval A festa popular tem quase um século de tradição na cidade. A programação inclui desfiles de escolas de samba, blocos de rua, bloco de sujos e bailes nos clubes da cidade. Destaque para o Bloco da Pracinha, que reúne mais de 100 mil foliões e para o Carnaval da Praia do Mar Grosso. Motolaguna Considerado um dos maiores encontros de motos do Brasil, acontece a 18 anos e reúne milhares de participantes.